quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quinta-feira Santa

Imagem Web
A Quinta-feira Santa ou Quinta-feira de Endoenças é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, da Semana Santa.
Este dia marca o fim da
Quaresma e o inicio do Tríduo pascal na celebração que relembra a ultima ceia de nosso Senhor Jesus Cristo com os doze Apóstolos.

Na Quinta-feira Santa acontece a cerimônia do lava-pés para lembrar o gesto de Jesus, que simboliza a humildade.

Ao refletir sobre o gesto vemos a humildade que Cristo apresenta neste gesto tão simples. Nesse momento o filho de Deus se torna pequeno e pobre e assume o lugar de servo ou escravo.

O gesto diz muito, nos remete a colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo.

Como já falei sou de família católica e vivi sempre a Semana Santa em sua plenitude, é um momento forte para mim, cheio de boas recordações e de renovação da vida. Tem um hino que me marcou muito, pois ele reflete justamente essa humildade de Cristo neste momento de tão grande doação.


Jesus, erguendo-se da Ceia,
Jarro e bacia tomou,
Lavou os pés dos discípulos,
Este exemplo nos deixou.
Aos pés de Pedro inclinou-se.
Ó Mestre, não, por quem és!
Não terás parte comigo,
Se não lavar os teus pés!


És o Senhor, tu és o Mestre,
Os meus pés não lavarás.
O que ora faço não sabes,
Mas depois compreenderás.
Se eu, vosso Mestre e Senhor,
Vossos pés hoje lavei,
Lavai os pés uns dos outros,
Eis a lição que vos dei!


Eis como irão reconhecer-vos
Como discípulos meus:
Se vos amais uns aos outros,
Disse Jesus para os seus.
Dou-vos novo mandamento,
Deixo ao partir nova lei:
Que vos ameis uns aos outros,
Assim como eu vos amei.

Composição: Valdeci Farias. / José Acácio Santana / Roselene G. Dos Santos / Ir. Custódia

Nenhum comentário:

Postar um comentário